física,
90 seg

Ep. 1280 Stanislav Ferdov – Projeto usa nanopartículas invisíveis para combater contrafação

March 11, 2022

ep1280_interiorEste projeto está a desenvolver marcas de água com nanopartículas invisíveis para garantir a autenticidade de produtos.


Stanislav Ferdov, investigador no Centro de Física da Universidade do Minho e da Universidade do Porto (CF-UM-UP), está a usar nanopartículas invisíveis para criar padrões que possam ser aplicados em diferentes produtos para garantir a sua autenticidade e combater a contrafação.

Em parceria com a empresa Sonae Arauco, a Universidade do Minho está a criar padrões invisíveis de nanopartículas por cima de várias superfícies sem alterar as propriedades funcionais das mesmas.

A ideia é desenvolver um código seguro que possa ser configurado para apenas se relevar em determinadas condições, com aplicação em produtos comerciais.

O objetivo principal é revestir a superfície com um padrão de nanopartículas que são invisíveis a olho nu e cuja ativação do padrão aconteça apenas quando luz com um certo comprimento de onda dentro do espetro invisível é projetada por cima da superfície do produto.

“Espera-se que esta tecnologia possa proteger os produtos da contrafação e assim proteger as receitas fiscais da empresa, e também do Estado”, reforça.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | CF-UM-UP

Scroll to top