turismo,
90 seg

Ep. 1698 Fernando Brito e Abreu – Projeto Resetting promove a transformação digital de PMEs do setor do turismo

January 10, 2024

Este projeto tem como foco a sustentabilidade ambiental, social e do destino.


Fernando Brito e Abreu, professor no ISCTE-IUL e investigador no ISTAR – Centro de Investigação em Ciências da Informação, Tecnologias e Arquitetura, participa no projeto Resetting com o objetivo de promover a transformação digital das PMEs do setor do turismo.

Para tal, está a ser desenvolvida uma plataforma na nuvem para visualizar em tempo-real dados provenientes de operadores móveis e de sensores que permitem detetar em proximidade os dispositivos móveis dos turistas através do uso das comunicações móveis e das tentativas de comunicação por Wi-fi e Bluetooth.

Estes dados permitem apenas identificar o número de pessoas presentes num determinado local, sem recolher qualquer dado pessoal dos utilizadores.

Esta iniciativa vai ser lançada no Parque do Palácio da Pena em Sintra onde serão instalados vários destes sensores.

Outra componente deste projeto, visa melhorar as experiências dos visitantes utilizando tecnologias imersivas. Por exemplo, no Palácio de Monserrate, também em Sintra, serão aplicadas técnicas de realidade aumentada para recriar o esplendor original da vida nesse palácio.

Esta aplicação irá permitir que os visitantes possam manipular objetos virtuais correspondentes a artefatos que existiam neste palácio há cem anos atrás, mas que se perderam no tempo.

O projeto RESETTING – Relaunching European smart and SustainablE Tourism models Through digitalization and INnovative technoloGies é financiado por fundos europeus no âmbito do programa COSME.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Google Scholar | ISCTE

Scroll to top