turismo,
90 seg

Ep. 1300 Alexandra Rodrigues Gonçalves – Plataforma digital iHERITAGE dá a conhecer os métodos tradicionais de produção da dieta algarvia

April 08, 2022

ep1300_interiorNo Algarve esta plataforma quer dar a conhecer os métodos tradicionais de produção dos diferentes alimentos que caracterizam a dieta mediterrânica da região.


Alexandra Rodrigues Gonçalves, diretora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora no CinTurs – Centro de Investigação em Turismo, Sustentabilidade e Bem-Estar, está a desenvolver o projeto iHERITAGE, uma iniciativa que tem por base a criação de uma plataforma internacional dedicada ao Património Cultural da UNESCO e que envolve seis países da bacia do Mediterrâneo.

O iHERITAGE é um projeto transfronteiriço que tem como objetivo promover o património comum do Mediterrâneo através de uma base tecnológica.

No caso do Algarve o único património cultural e imaterial classificado pela UNESCO é a dieta mediterrânica com a comunidade representativa de Tavira a ser o elemento de ligação a esta classificação.

“Estamos a falar desde a empreita, da cestaria e do ofício tradicional associado, até ao lagar do azeite de Santa Catarina da Fonte do Bispo, onde iremos ter acesso a conteúdos que demonstram como é que era a apanha da azeitona e a transformação artesanal até se tornar no azeite que chega às nossas casas”, conta.

Embora estes processos tenham sido industrializados, o objetivo deste projeto é partilhar o conhecimento sobre as técnicas tradicionais, desde as épocas da apanha da azeitona, até às características que garantem a qualidade do azeite.

Toda esta informação estará acessível para os visitantes nestes locais, mas também a partir de uma aplicação móvel com o mesmo nome do projeto iHERITAGE.

O projeto iHERITAGE é financiado pelo Programa da Bacia do Mar Mediterrâneo da União Europeia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | CinTurs

Scroll to top