O Modelo Padrão é um modelo teórico que procura prever o comportamento de partículas fundamentais como o eletrão.
Ivo Varzielas, investigador no Centro de Física Teórica de Partículas (CFTP) e professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico (IST), estuda a natureza e o comportamento dos eletrões e de outras partículas fundamentais.
A sua investigação foca-se no estudo de teorias que vão para além do Modelo Padrão. Em particular, Ivo Varzielas tem-se dedicado ao estudo do problema do sabor.
O problema do sabor é uma teoria que pretende explicar como partículas como o eletrão se replicam em três partículas fundamentais.
Usando como exemplo o eletrão, este tem mais duas partículas idênticas mas com massas diferentes, conhecidas por muão e tau.
“Isto é como ir a uma loja de gelados e além de ter o gelado com sabor a baunilha ter também um gelado de sabor a chocolate e outro de sabor a morango. Para o lado da loja interessava mais que fosse mais simples e que houvesse apenas um só sabor. É este o tipo de teoria que nós fazemos”, explica.
No caso do problema do sabor, Ivo Varzielas procura introduzir os ingredientes que existem no Modelo Padrão, nomeadamente as simetrias que ocorrem dentro da mesma família de partículas.
Regressando ao eletrão, Ivo Varzielas procura imaginar a relação do eletrão com o muão e o tau, como três vértices de um triângulo, em que cada vértice corresponde à massa dessa partícula.
Num cenário em que a massa de cada partícula é igual, teríamos um triângulo equilátero onde cada partícula é equidistante da outra. No entanto, se a massa for diferente, a simetria é quebrada, e ficamos com um triângulo espalmado em que cada lado é diferente do outro.
Este cenário explicaria, por exemplo, porque é que existem três cópias da mesma partícula, com massas diferentes, como é o caso do eletrão, do muão e do tau.
Ivo Varzielas está atualmente a colaborar com outros cientistas no desenho de experiências que visam testar a validade desta teoria em instituições como a Organização Europeia para a Investigação Nuclear (CERN).
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IST