saúde pública,
90 seg

Ep. 1709 Rui Pedro Lopes – Projeto PandIA usa dados de redes sociais para monitorizar a progressão de uma doença

January 25, 2024

O objetivo deste projeto é desenvolver uma plataforma de apoio à tomada de decisão na área da saúde pública.


Rui Pedro Lopes, professor no Departamento de Informática e Comunicações da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico de Bragança (IPB) e investigador no Centro de Investigação em Digitalização e Robótica Inteligente (CeDRI), participa no projeto PanDIA, uma iniciativa que visa usar dados de diferentes fontes para avaliar e prever a progressão de uma doença num determinado local.

Este projeto tem como objetivo apoiar e auxiliar os decisores políticos, as Câmaras Municipais, e as instituições de emergência médica, a acompanhar situações de doença ou de pandemia numa plataforma geográfica e em tempo real.

Esta plataforma funciona com base em informação recolhida de várias fontes, nomeadamente de estatísticas de acesso às urgências, fornecidas pelas unidades de saúde, informações especializadas do governo, de websites, e de literatura científica, e da recolha em redes sociais de autorelatos de sintomas.

Todas estas informações são conjugadas entre si para inferir a localização de cada uma delas de forma a cruzar estes dados com informação temporal e geográfica.

Os dados recolhidos nas redes sociais incluem apenas o texto e não têm qualquer cruzamento de informação com a pessoa ou com qualquer tipo de dado que a possa identificar.

“Isto é uma regra que não é só imposta pela nossa atitude ética mas também pelas APIs das próprias redes sociais. A privacidade dos utilizadores está garantida, é feita apenas a inferência dos sintomas anunciadas pelas pessoas”, assegura.

O projeto PandIA – Gestão de situações de confinamento com base em informação municipal e social é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | CEDRI

Scroll to top