saúde pública,
90 seg

Ep. 1364 Brígida Riso – Estudo propõe criação de rede nacional de biobancos de amostras biológicas

July 07, 2022

ep1364_interiorUm biobanco é uma estrutura que acolhe e armazena uma coleção de amostras biológicas que podem ser usadas no estudo de doenças ou na avaliação de parâmetros de saúde pública numa determinada população.


Brígida Riso, professora na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL) e investigadora no Centro de Investigação e Estudos em Sociologia (CIES) do ISCTE-IUL, estudou o funcionamento dos biobancos de amostras biológicas em Portugal, com o objetivo de estabelecer as bases para a criação de uma rede colaborativa a nível nacional.

“No meu doutoramento eu procurei estudar os biobancos em Portugal e nesse sentido estive a acompanhar o dia-a-dia de um biobanco para perceber como é que ele funcionava, como eram recolhidas as amostras, e qual era o percurso das amostras desde que eram recolhidas até que eram distribuídas para os investigadores poderem fazer a sua investigação”, conta.

Durante este processo, Brígida Riso observou que as amostras biológicas são recursos preciosos para a investigação científica e que, por esse motivo, as pessoas que as recolhem nem sempre estão dispostas a partilhar as amostras de uma forma aberta.

Isto faz com que se criem estratégias para partilhar este recursos de uma forma mais individual, permitindo que os próprios investigadores façam publicações cientificas, não permitindo o acesso a estas amostras a outros centros de investigação.

Isto faz com que centros de investigação mais pequenos ou com menos recursos tenham maior dificuldade em aceder a essas amostras que são essenciais para progredir na sua investigação.

Esta investigação aponta assim para a necessidade de haver uma organização nacional da rede de biobancos, para que haja uma gestão descentralizada mas, ao mesmo tempo, partilhada por todos, para que haja uma harmonização do que é feito em cada um e também para que mais investigadores possam aceder às amostras biológicas e à informação em saúde que estes biobancos contêm.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ISCTE

 

Scroll to top