saúde pública,
90 seg

Ep. 1724 Andreia Teixeira – Viver próximo da natureza reduz os níveis de stress e melhora a qualidade do sono

February 15, 2024

Este estudo analisou vários parâmetros, deste a gordura visceral, à atividade física, junto da população de Vila Real.


Andreia Teixeira, professora na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), estuda como o contacto com a natureza influencia a nossa saúde e a adoção de comportamentos pró-ambientais como a reciclagem.

A partir de uma amostra de pessoas residentes em Vila Real foi avaliada a distância a que estas pessoas vivem de espaços naturais e o número de vezes que visitam estes ambientes.

Segundo os resultados, aquelas que mais vezes visitavam espaços naturais tendem a adotar um maior número de comportamentos pró-ambientais, e as que vivem mais perto da natureza têm menores níveis de gordura visceral.

Isto pode ser explicado por estes ambientes reunirem características restauradoras que permitem a diminuição dos níveis de stress, um indicador que quando é ampliado faz também aumentar a gordura.

“Outro resultado que nos parece ser interessante em relação ao sono é que as pessoas que vivem mais perto da natureza demoram menos tempo para adormecer”, revela.

Para Andreia Teixeira, estes dados podem ser importantes para ajudar planeadores urbanos e decisores políticos a melhor compreender a importância destes ambientes tanto na promoção da saúde humana como da saúde ambiental.

“A adoção de comportamentos pró-ambientais poderá ser uma importante estratégia de mitigação das alterações climáticas”, acrescenta.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate

Scroll to top