Estão a ser avaliados alunos do ensino secundário português do setor público e privado.
Montserrat Comesaña, investigadora no Centro de Investigação em Psicologia (CIPsi) da Universidade do Minho (UM), está a avaliar a relação entre a aprendizagem de uma segunda língua e o rendimento académico e cognitivo dos alunos do ensino secundário.
“Queremos avaliar diferentes escolas do ensino português tanto públicas como privadas que se diferenciam no número de disciplinas que são ensinadas em inglês, e avaliar o impacto que este número de disciplinas ensinadas em inglês tem, não apenas na aprendizagem da segunda língua, mas também na língua materna dos alunos e na sua cognição”, explica.
Estão a ser recolhidos dados qualitativos com base em questionários preenchidos por encarregados de educação do terceiro, do sexto, e do nono ano de escolaridade, de diferentes escolas, e dados quantitativos através da realização de experiências que são feitas pelos próprios alunos tanto na sua primeira língua, como na segunda língua.
Estes dados vão permitir refinar modelos teóricos e computacionais sobre o acesso lexical e de aprendizagem de uma segunda língua.
O objetivo deste estudo é fornecer dados que possam ser úteis para desenhar programas educativos que incentivem a aprendizagem de uma segunda língua.
“A nível prático achamos que esta informação será relevante para aqueles que são responsáveis pelo desenho e implementação de novas práticas educativas”, reforça.
Este projeto é financiado pela Fundação La Caixa.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UM