agricultura,
90 seg

Ep. 1739 Paula Martins-Lopes – Projeto TrunkBioCode quer acelerar o diagnóstico de doenças da videira

March 07, 2024

Este projeto está interessado em identificar fungos ligados às doenças do lenho da videira.


Paula Martins-Lopes, docente na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora no BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, participa no projeto TrunkBioCode com o objetivo de identificar os fungos que estão presentes nas videiras.

Para identificar as doenças é preciso primeiro conhecer as sequências de DNA específicas de cada doença. Nesse sentido, foi realizada uma recolha de amostras das doenças mais prevalentes nas vinhas em Portugal.

Foram identificas vinhas de norte a sul do país onde havia a presença de doença, e recolhidas amostras para determinar quais as sequências de DNA específicas de cada um dos fungos.

Para tal, foram usadas ferramentas bioinformáticas para fazer a identificação destas sequências, comparando-as com a informação genómica das diferentes espécies de fungos.

Com esta informação foi possível identificar as doenças mais prevalentes em Portugal e, neste momento, estão a ser desenhadas sondas específicas para cada uma destas doenças.

“Já temos completamente caracterizada a Eutipiose, uma doença do lenho da videira causada pelo fungo Eutypa lata. Estamos agora a desenvolver sondas para outros tipos de doenças que são muito prevalentes e que têm um forte impacto económico para os vinhedos portugueses”, revela.

O projeto TrunkBioCode – Plataformas de Diagnóstico aplicadas às Doenças do Lenho em Videira é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UTAD

Scroll to top