ciências do mar,
90 seg

Ep. 1750 Bernardo Duarte – Investigação usa bactérias marinhas para melhorar a resistência das plantas a ondas de calor

March 22, 2024

Estas bactérias marinhas têm sido isoladas de sistemas estuarinos de sapal, como os que podem ser encontrados no estuário do Tejo.


Bernardo Duarte, professor auxiliar da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e investigador no MARE – Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, está a usar microorganismos de sistemas de sapal para melhorar a resistência das plantas a ondas de calor.

Nestes sistemas existe uma dinâmica ambiental muito particular que dificulta o crescimento das plantas devido às condições de salinidade e às marés.

Nenhum destes fctores é favorável ao crescimento das plantas, no entanto algumas espécies conseguem sobreviver e proliferar nestes ambientes.

Foi possível verificar que isso se deve ao facto destas plantas terem ajuda de microorganismos que facilitam o uso dos recursos existentes neste ecossistema, e que promovem mecanismos de resistência ao stress.

A partir deste conhecimento, surgiu a ideia de usar estes microorganismos para ajudar a resolver alguns problemas que afetam plantas cultivares de interesse agronómico.

Está projeto está a usar técnicas de rega e de aplicação foliar para testar o efeito destes microorganismos na redução do stress destas plantas.

Para tal estão a ser desenvolvidas microesferas que permitem aprisionar estes microorganismos e aplicá-los no local preciso da planta, reduzindo a quantidade de água e de inócuo necessários para esta aplicação.

Com este estudo foi possível verificar que estas técnicas permitem melhorar a resistência da planta ao efeito de ondas de calor, e também acelerar a sua recuperação após este evento extremo.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | FCUL | MARE

 

Scroll to top