Estão a ser desenhadas duas intervenções que pretendem criar uma sala de aula exterior, renaturalizando o espaço dos recreios.
Alexandra Alegre, arquiteta e docente no Instituto Superior Técnico (IST) e investigadora do Centro de Inovação do Território, Urbanismo e Arquitetura (CITUA), estuda a relação entre os ambientes físicos e os contextos sociais em espaços educativos.
A investigadora é responsável pela linha temática Espaço do Conhecimento, caracterizada por uma abordagem interdisciplinar que parte da compreensão das exigências e dos desafios dos programas educativos nos ambientes físicos, em diferentes contextos políticos, sociais, demográficos, e ambientais.
Esta linha pretende reconhecer e alertar para a dimensão educativa dos ambientes construídos e do espaço público, procurando criar diálogos com todos os agentes que operam neste campo, contribuindo para o redesenhar de espaços educativos sustentáveis que promovam a equidade social, a diversidade, e que ajudem também a mitigar as alterações climáticas.
Atualmente, estão a ser desenhados os princípios para duas intervenções em espaços exteriores de edifícios escolares que pretendem que a arquitetura seja uma instrumento para a educação social e ambiental, e que os espaços exteriores das escolas possam contribuir para uma literacia ambiental.
Esta intervenção consiste na criação de uma sala de aula exterior com estruturas de sombreamento, que permita renaturalizar o espaço dos recreios, e repensar esses espaços em conjunto com as comunidades e com os programas educativos que neles se inserem.
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