tecnologia,
90 seg

Ep. 950 Ricardo Jardim Gonçalves – Plataforma Smart4Health quer facilitar o acesso a dados de saúde na União Europeia

October 30, 2020

ep950_interiorEsta plataforma tem como objetivo agregar os dados de saúde de uma pessoa para que estes possam ser usados em qualquer hospital da União Europeia de forma rápida e compreensível para os profissionais de saúde.​


Ricardo Jardim Gonçalves, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT NOVA) e investigador no Centro de Tecnologia e Sistemas do UNINOVA – Instituto Desenvolvimento de Novas Tecnologias, está a coordenar o projeto Smart4Health, uma iniciativa europeia que visa apoiar a reforma dos sistemas digitais para a saúde.

Hoje em dia existe tecnologia no mercado que permite registar em tempo-real o estado de saúde de um utilizador. Com este projeto pretende-se que essa informação possa ser recolhida pelo próprio cidadão e fornecida a diversas fontes interoperáveis, com o objetivo de facilitar a comunicação de dados entre o cidadão e o profissional de saúde, independentemente do hospital ou do país em que este se encontre.

“Por exemplo, hoje vou ao hospital e recolho os meus dados. Amanhã vou a outro país, vou a outro hospital, e os dados que eu tenho aqui em Portugal se calhar não conseguem ser acedidos e compreendidos lá fora. Com esta plataforma será possível integrar e aceder a esses dados de saúde em qualquer parte do Mundo, não só do ponto de vista clínico, mas também para ajuda ao bem-estar”, explica.

Este projeto vai permitir que o próprio cidadão participe na gestão da sua saúde, recolhendo os seus próprios dados e permitindo que estes sejam normalizados por este sistema.

Estes dados podiam, por exemplo, ser usados durante as férias para agilizar o tratamento de uma pessoa perante um problema de saúde repentino.

“Vamos supor que eu vou de férias e vou fazer montanhismo. Ao fazer montanhismo vou fazer essa recolha de dados e, por exemplo, sinto-me mal e vou ao hospital. O hospital não sabe o que é que aconteceu. Ao doar os meus dados, o profissional de saúde pode saber o que estive a fazer durante o último período, e de que forma os meus parâmetros de saúde foram evoluindo relativamente ao comportamento da minha pessoa do ponto de vista físico”, revela.

Este projeto é financiado no âmbito do programa Europeu de Investigação e Inovação Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCT NOVA

Scroll to top