medicina,
90 seg

Ep. 1777 Nuno Silva – Projeto desenvolve dispositivo médico para promover a regeneração de lesões medulares

April 30, 2024

As lesões medulares afetam a capacidade motora e sensorial dos pacientes e podem levar a paraplegia e tetraplegia. Estão também associadas a disfunções cardíacas, respiratórias e sexuais, e à perda de controlo da bexiga.


Nuno Silva, investigador do Instituto de Ciências da Vida e da Saúde (ICVS) da Escola de Medicina da Universidade do Minho (UM), está a trabalhar com o INL no desenvolvimento de um dispositivo médico que visa promover a regeneração de lesões medulares.

Este dispositivo médico pretende modular o ambiente inibitório que se encontra associado a este tipo de lesões, através da entrega controlada de fármacos no local da lesão, promovendo uma terapia personalizada e adaptada à severidade da lesão.

O dispositivo será desenvolvido pelo INL e testado no ICVS onde serão realizados testes de função para verificar a capacidade de estimulação elétrica dos nervos, e de libertação controlada de fármacos no local da lesão.

Este projeto encontra-se ainda em fase de protótipo, mas a equipa de Nuno Silva está confiante de ter uma prova de conceito pronta até ao final de 2025, que lhes permitirá avançar para ensaios pré-clínicos em modelos animais de lesão medular.

Saiba mais sobre o investigador em: twitter | Linkedin | Researchgate | Google Scholar | ICVS

Scroll to top