química,
90 seg

Ep. 1832 Ivo Dias – Projeto DynaPro desenvolve terapia alternativa para a doença de Parkinson

July 16, 2024

Este projeto está a desenvolver um fármaco à base de melanostatina, uma molécula com potencial terapêutico na doença de Parkinson.


Ivo Dias, investigador no Laboratório Associado para a Química Verde (LAQV/Requimte) no Departamento de Química e Bioquímica da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), participa no projeto DynaPro com o objetivo de desenvolver uma terapia farmacológica alternativa para a doença de Parkinson.

As terapias convencionais usadas no tratamento da doença de Parkinson baseiam-se na administração de propulsores de dopamina, um neurotransmissor que se encontra em níveis baixos no sistema nervoso central destes doentes.

Este projeto pretende desenvolver modeladores dos recetores de dopamina existentes nas células do sistema nervoso, através da criação de análogos de uma molécula, a melanostatina.

Esta molécula tem um potencial terapêutico na doença de Parkinson pois permite ativar os receptores de dopamina mesmo quando esta se encontra em baixas concentrações.

Contudo, a melanostatina apresenta alguns problemas, tem uma baixa estabilidade quando em contacto com o plasma do sangue, e uma reduzida capacidade de absorção pelo trato gastrointestinal. Estas características fazem com que apenas uma pequena concentração desta molécula consiga atravessar a corrente sanguínea e chegar ao sistema nervoso.

Neste projeto está a ser desenhada uma estratégia de química medicinal que visa introduzir algumas alterações químicas na natureza desta molécula para aumentar a sua estabilidade no plasma e para que esta consiga atravessar melhor as barreiras biológicas.

Desta forma será possível garantir que uma maior concentração destas moléculas chega ao sistema nervoso dos pacientes, melhorando assim a eficácia do tratamento.

O projeto DynaPro: Probing Dynamic Chirality to the Rescue of Melanostatin in Parkinson’s Therapy é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

Saiba mais sobre o investigador em: twitter | Linkedin | Researchgate | FCUP | LAQV

Scroll to top