energia,
90 seg

Ep. 1863 Pedro Pontes – Investigação quer tornar mais eficientes os painéis fotovoltaicos de alta concentração

October 16, 2024

Está a ser desenvolvido um dissipador de calor que usa um fluido em ebulição para arrefecer estes painéis.  


Pedro Pontes, aluno de doutoramento no Instituto Superior Técnico (IST) e investigador no IN+, está a desenvolver um método para aumentar a eficiência energética de painéis fotovoltaicos de alta concentração.

Os painéis fotovoltaicos de alta concentração têm uma eficiência superior aos painéis comuns que são, por exemplo, instalados nos telhados das nossas casas. No entanto, estes painéis têm um custo mais alto, pois precisam de ser arrefecidos para tirar melhor partido da energia que produzem e da sua eficiência, diminuindo assim o custo por Quilowatt-hora gerado.

Este grupo de investigação está a trabalhar em dissipadores de calor para estes painéis solares. Estes dissipadores têm pequenos canais para onde é bombeado um fluido e é esse fluido que arrefece o painel.

A equipa de Pedro Pontes está a trabalhar com um fluido em ebulição, pois acredita que este tem o potencial de melhorar a transferência de calor entre os painéis e o dissipador.

Este projeto está a ser trabalhado em conjunto com a Universidade Federal do Rio de Janeiro, no Brasil, onde está a ser usado um algoritmo de otimização para acelerar o seu desenvolvimento.

Foi já possível fabricar um protótipo viável que está neste momento a ser testado no Instituto Superior Técnico com um fluido em ebulição, e no Brasil com um fluido que não está em ebulição.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IST | IN+

Scroll to top