Para responder a esta questão foi criada uma rede de investigadores que resultou na edição de um livro.
Paulo Costa, docente no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (UÉ) e membro integrado do Centro de Investigação em Educação e Psicologia (CIEP), estuda o papel da literatura no mundo digital e a importância desta na promoção do pensamento crítico e da cidadania ativa.
“Temos vindo a constatar a influência que as tecnologias digitais vão tendo na nossa comunicação, na forma de nos relacionarmos uns com os outros, e até na forma de nos relacionarmos com os objetos. Os objetos de natureza diversa, incluindo os objetos de natureza cultural”, explica.
Nesse sentido, a equipa de Paulo Costa percebeu que a literatura pode constituir-se como uma espécie de um campo de vanguarda na qual é possível investir em práticas que ajudem ou conduzam de forma mais eficaz à formação de leitores e de cidadãos capazes de ler criticamente o mundo e de ser interventivos, desenvolvendo pensamento crítico, e atenção às componentes estéticas.
A partir daí, foram levantadas uma série de questões que levaram à criação de uma rede informal de investigadores que depois procurou materializar as respostas a estas questões em eventos de natureza científica, que culminaram na edição de um livro, com o título Literatura e Práticas Digitais: Um olhar interdisciplinar em torno da educação literária publicado pela editora espanhola, Tirant Lo Blanch.
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | UÉ