Este estudo está a avaliar o efeito conjugado de diferentes fatores como o vento e as temperaturas extremas nos incêndios rurais.
Patrícia Bermudez, docente no Departamento de Estatística e Investigação Operacional da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL) e membro do Centro de Estatística e Aplicações da Universidade de Lisboa (CEAUL), está a desenvolver o projeto MEDCEX com o objetivo de estudar os efeitos de eventos extremos na propagação e no impacto dos incêndios rurais.
Extremos compostos estão associados a temperaturas elevadas e a ventos extremos, mas podem também envolver outras variáveis como por exemplo, períodos prolongados de seca, e a quantidade de material combustível que possa existir no terreno.
No que diz respeito ao vento não importa apenas a sua intensidade, mas também a sua direção do vento, se o vento vem de sul ou de este, ou se vem de norte ou de oeste.
Segundo Patrícia Bermudez a questão mais importante é avaliar o efeito conjunto destas duas variáveis, porque embora cada uma tenha um efeito isolado, a conjugação de ambas pode amplificar o impacto do vento na propagação e na intensidade do incêndio.
Daí o nome compound extremes ou extremos compostos. Quando estes ocorrem em cascata pode acontecer que um incêndio que já esteja a decorrer se agrave devido à mudança de direção do vento, tornando o incêndio mais difícil de controlar.
A compreensão destes fenómenos poderá ajudar as autoridades a melhor gerir os incêndios rurais, adaptando os recursos e as técnicas de combate aos diferentes fatores que ocorrem num dado cenário.
O projeto MEDCEX – Compound extremes in Mediterranean temperature, wind and wildfires é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | FCUL