física,
90 seg

Ep. 2076 Carlos Miguel Costa – Projeto New Generation Storage quer desenvolver baterias sustentáveis e amigas do ambiente

September 22, 2025

Trata-se de um pacto de inovação junto da indústria portuguesa para o desenvolvimento da nova geração de baterias.


Carlos Miguel Costa, investigador no Centro de Física (CF) da Escola de Ciências da Universidade do Minho (UM), participa no New Generation Storage, uma iniciativa que visa desenvolver baterias sustentáveis e amigas do ambiente.

Este é um projeto pioneiro que tem como foco toda a cadeia de valor das baterias. Dentro desta cadeia de valor, esta ação está dividida em vários pacotes de trabalho que visam trazer novas abordagens para tornar as baterias mais sustentáveis e mais amigas do ambiente, desde o processo de refinação até à sua reciclagem.

Estão a ser desenvolvidas baterias baseadas em celulose, baterias de estado sólido de filme fino, e novos métodos de reciclagem. Está também a ser criada uma plataforma para a valorização da formação de recursos humanos nesta área.

Neste momento, o principal desafio passa por tornar as baterias mais sustentáveis sem que estas percam performance.

O papel do Centro de Física neste projeto está dividido entre vários pacotes de trabalho que vão desde a assemblagem e caracterização das baterias até à sua reciclagem.

No que diz respeito à formação de recursos humanos, a Universidade do Minho vai desenvolver competências e conhecimento em toda a cadeia de valor das baterias, enquadrando esta tecnologia em ecossistemas de economia circular, promovendo a sua sustentabilidade.

O projeto New Generation Storage está inserido num consórcio liderado pela empresa DST Solar e que conta com mais de 47 parceiros, entre academia, centros tecnológicos, e empresas, financiado pelo Programa de Recuperação e Resiliência (PRR).

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar 

Scroll to top