Este projeto está a implementar a avaliação formativa na prática letiva de professores de matemática do 6.º e 7.º ano.
António Borralho, investigador no Centro de Investigação e Educação em Psicologia (CIEP) e docente no Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora (UÉ), está a desenvolver o projeto RAFA, uma iniciativa que visa inovar a prática pedagógica dos professores de matemática e melhorar as aprendizagens dos alunos.
O objetivo deste projeto é implementar em sala de aula diversas tipologias de tarefas. Em particular, tarefas exploratórias, ou seja, exercícios ou ações abertas que permitem vários tipos de respostas, e que possam ser articuladas com a avaliação formativa e sumativa, tendo em consideração as orientações curriculares nacionais, assim como o perfil esperado dos alunos à saída da escolaridade obrigatória.
O primeiro momento desta iniciativa passa pela integração e pelo envolvimento dos alunos na tarefa, enquanto no segundo momento, os alunos são divididos em grupos para trabalharem sobre a tarefa
Num terceiro momento, é discutido em sala de aula aquilo que cada grupo fez. Por fim, com a ajuda do professor, é feita uma síntese daquilo que os alunos aprenderam com a tarefa.
“Queríamos que a avaliação, neste sentido, fosse uma avaliação que estivesse ao serviço do ensino e ao serviço da aprendizagem dos alunos”, reforça.
O RAFA – Avaliação Formativa na Prática Letiva do Professor de Matemática, Relações com as Aprendizagens é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | UÉ