Estas microalgas poderão ser usadas para produzir biocombustíveis como bioetanol ou biodiesel.
Leonel Pereira, professor na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no Centro de Ecologia Funcional (CFE UC), está a usar microalgas no tratamento de águas residuais.
A Algoteca da Universidade de Coimbra tem uma das maiores coleções de microalgas de água doce, grande parte delas autóctones, ou seja, que foram colhidas em território nacional ou em algumas das ex-colónias portuguesas.
Este projeto pretende assim utilizar algumas das espécies ou das estirpes de microalgas desta coleção para realizar biorremediação de afluentes, podendo ser usadas para remover poluentes como fármacos, pesticidas, ou metais pesados, de águas residuais.
Após realizarem a biorremediação a biomassa de microalgas pode ser recolhida e utilizada para produzir biocombustíveis, como bioetanol ou biodiesel, caso sejam espécies que produzem polissacarídeos ou lípidos.
Este projeto envolve a colaboração de outros departamentos da FCTUC, como é o caso do Departamento de Engenharia Química, que tem a responsabilidade de desenvolver a parte tecnológica da produção de biocombustível.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UC