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Ep. 2119 Ljudmila Shafirova – TikTok Língua: Pode esta rede social ser usada para o ensino de competências linguísticas?

November 20, 2025

63% dos alunos universitários inquiridos acreditam que o TikTok  pode ser usado para aprender novas línguas.


Ljudmila Shafirova, investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro (UA), está a estudar o uso do TikTok como ferramenta para o ensino de competências linguísticas.

Nesse sentido, está a ser desenvolvido um estudo chamado de TikTok Língua, que visa avaliar como o TikTok, uma rede social muito popular entre os jovens, pode ser usado na formação de futuros professores de línguas.

O objetivo é investigar como esta plataforma pode ajudar a desenvolver competências plurilíngues e interculturais, assim como formar professores que saibam usar o TikTok de forma mais pedagógica e crítica.

Neste estudo foi realizado um questionário aos estudantes de ensino superior das Universidades de Aveiro, Coimbra e Lisboa.

Os resultados mostraram que quase todos os estudantes que responderam ao questionário, perto de 175 pessoas, usam o TikTok, e veem maioritariamente os vídeos em inglês, seguido do português e do espanhol com 50%. O que demonstra que os estudantes usam o TikTok de maneira plurilingue.

Para além disso, os dados mostram que 63% dos estudantes acham que conseguem aprender línguas através do TikTok, em particular vocabulário, pronúncia, e compreensão oral.

78% também diz que aprende mais sobre culturas de diferentes países usando o TikTok.

De futuro, Ljudmila Shafirova prevê fazer entrevistas aos futuros professores de língua no sentido de construir, validar e implementar sequências didáticas sobre o uso do TikTok em cadeiras de formação destes profissionais.

Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito do projeto LinguaTech: Advancing Digital, Inclusive and Multilingual Teaching Practices financiado pela Comissão Europeia.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UA

 

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