
63% dos alunos universitários inquiridos acreditam que o TikTok pode ser usado para aprender novas línguas.
Ljudmila Shafirova, investigadora no Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro (UA), está a estudar o uso do TikTok como ferramenta para o ensino de competências linguísticas.
Nesse sentido, está a ser desenvolvido um estudo chamado de TikTok Língua, que visa avaliar como o TikTok, uma rede social muito popular entre os jovens, pode ser usado na formação de futuros professores de línguas.
O objetivo é investigar como esta plataforma pode ajudar a desenvolver competências plurilíngues e interculturais, assim como formar professores que saibam usar o TikTok de forma mais pedagógica e crítica.
Neste estudo foi realizado um questionário aos estudantes de ensino superior das Universidades de Aveiro, Coimbra e Lisboa.
Os resultados mostraram que quase todos os estudantes que responderam ao questionário, perto de 175 pessoas, usam o TikTok, e veem maioritariamente os vídeos em inglês, seguido do português e do espanhol com 50%. O que demonstra que os estudantes usam o TikTok de maneira plurilingue.
Para além disso, os dados mostram que 63% dos estudantes acham que conseguem aprender línguas através do TikTok, em particular vocabulário, pronúncia, e compreensão oral.
78% também diz que aprende mais sobre culturas de diferentes países usando o TikTok.
De futuro, Ljudmila Shafirova prevê fazer entrevistas aos futuros professores de língua no sentido de construir, validar e implementar sequências didáticas sobre o uso do TikTok em cadeiras de formação destes profissionais.
Este estudo está a ser desenvolvido no âmbito do projeto LinguaTech: Advancing Digital, Inclusive and Multilingual Teaching Practices financiado pela Comissão Europeia.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | UA
