
O objetivo deste arquivo é dar a conhecer obras e a fontes primárias de difícil acesso.
Gonçalo Fernandes, professor na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no Centro de Estudos em Letras (CEL), está a promover o Portugaliæ Monumenta Linguistica, um arquivo digital em acesso aberto de obras da linguística portuguesa.
O Portugaliæ Monumenta Linguistica (PML), ou em português, Monumentos da Linguística Portuguesa, é um projeto com vários subprojetos dentro, que visa disponibilizar para a comunidade científica internacional, e para todos os interessados, em acesso aberto, obras, ou fontes primárias, de muito difícil acesso.
Neste momento, estão em curso três subprojetos, um corpus de gramáticas e de ortografias da língua portuguesa até o século XIX, um corpus de linguística missionária de origem portuguesa, e um corpus epistolográfico de cartas entre Luísa Ey e Carolina Michaelis de Vasconcelos.
Estas cartas foram descobertas recentemente em Mirandela, e trata-se de um corpus completamente original e com um vasto valor histórico e pedagógico, sobre o papel das mulheres na linguística.
Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | UTAD
