Viver próximo de aeroportos, autoestradas, e zonas industriais é um fator de risco para a perda auditiva.
Nuno Lourenço, professor no Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e investigador no Centro de Informática e Sistemas da mesma universidade (CISUC), participa no projeto Audiology4All, uma iniciativa que visa estudar a saúde auditiva da população portuguesa.
Este projeto surgiu da colaboração entre várias entidades académicas e industriais e teve como principal objetivo democratizar o acesso dos cuidados auditivos à população portuguesa.
O Audiology4All passou pelo desenvolvimento de modelos de inteligência artificial que pudessem pegar em rastreios auditivos e fornecer informações acerca do estado da audição em Portugal.
A ideia é que estes modelos ajudassem a identificar as variáveis de saúde e socioeconómicas que influenciavam a perda auditiva, de forma a que pudessem ser oferecidos cuidados direcionados para a população que se encontra em maior risco.
Os resultados demonstraram que a idade é o maior fator de risco para a perda auditiva, e que algumas doenças, como a diabetes e a hipertensão, também podem afetar esta perda.
Outro fator que se destacou foi a localização geográfica. Viver próximo de zonas industriais e de aeroportos tem um efeito negativo na audição e pode levar à perda auditiva.
O projeto Audiology4All foi financiado pela Agência Nacional para a Inovação (ANI) no âmbito do Portugal 2020.
Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CISUC
