literatura,
90 seg

Ep. 2183 Joana Passos – Projeto GESP-EDU promove a igualdade de género no ensino literário

February 18, 2026

Este projeto pretende promover a diversidade de género e de vozes no ensino de obras de língua portuguesa.


Joana Passos, investigadora no Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho (CEHUM), está a desenvolver o projeto GESP-EDU, uma iniciativa que pretende promover a igualdade de género no ensino literário.

Esta iniciativa procura transferir conhecimento da universidade para a sociedade em geral, através da educação.

É um projeto focado nos anos finais do ensino secundário, direcionado para alunos do décimo, décimo primeiro, e décimo segundo, e procura trazer-lhes um currículo mais diverso, quer em termos de género, quer em termos de referências culturais.

“Isto porque, por um lado, achamos que neste momento o que é oferecido aos alunos é um modelo de cultura em que há muito menos mulheres autoras que são estudadas do que os homens. E, por outro lado, em termos de diversidade cultural, como vivemos num mundo cada vez mais interconectado, e mais multicultural, também é importante trazer a riqueza da língua portuguesa para a sala de aulas”, explica.

Nesse sentido, um dos objetivos deste projeto é desenvolver um programa curricular que incluísse o estudo de mais autores africanos e brasileiros a par dos autores portugueses.

No fim, a equipa de Joana Passos pretende escrever um relatório que será entregue ao Ministério da Educação, Ciência e Inovação, propondo alterações que organizem o estudo da literatura portuguesa no ensino secundário de uma forma mais equilibrada em termos de género e em termos de diversidade cultural.

“Também achamos que é importante dar a conhecer as excelentes literaturas de língua portuguesa que já existem. Assim, uma parte posterior do projeto pretende compilar antologias de contos e traduzir estas antologias para a língua francesa e para a língua inglesa, divulgando uma riqueza que temos e que às vezes é menos conhecida do que devia”, acrescenta.

O projeto GESP-EDU: Gender Equality, Short Story Genre and Postcolonial Approaches to Literary Education for an Inclusive Society é financiado pelo programa SGO 2030.

Saiba mais sobre a investigadora em: Google Scholar | CEHUM

 

Scroll to top