tecnologia,
90 seg

Ep. 29 David Rua – AnyPLACE: Projeto desenvolve solução de gestão de energia para casas e edifícios de serviços

December 30, 2016

ep029_interiorGerir os gastos de energia de forma eficaz e simples para o utilizador é o principal objetivo da plataforma AnyPLACE. Este projeto europeu, além de oferece uma solução atrativa em termos de custo/benefício para o consumidor final, vai permitir gerir e controlar ativamente as redes elétricas.


David Rua, investigador no INESC TEC, encontra-se neste momento a preparar a fase piloto do AnyPLACE (Adaptable Platform for Active Service Exchange), que terá início em Maio de 2017 na cidade de Dorentrup, na Alemanha. O dispositivo pretende, de forma automática e com um custo baixo, interagir com sistemas de contagens dos maiores fornecedores de eletricidade, água e gás, rentabilizando todas as tarifas associadas e trazendo benefícios para o consumidor final.

Outra vantagem da plataforma é o facto de ser modular e poder ser adaptada a qualquer habitação, independentemente das tecnologias existentes.

“O Anyplace é um projecto europeu e tem como principal objectivo desenvolver uma solução de gestão de energia para casas e edifícios de serviços. O objectivo máximo da plataforma é fazer com que a gestão de energia não seja uma dor de cabeça, nem que seja uma obrigação, mas algo que se faça naturalmente, face ao uso quer da tecnologia existente, quer de todo o tipo de interfaces que hoje em dia são postas à disposição do utilizador”, explica.

Segundo David Rua, o AnyPLACE permite que o utilizador consiga ter acesso a um gasto de energia personalizado e mais eficiente. “ O AnyPLACE vai permitir que um electrodoméstico esteja ligado apenas numa altura em que o preço é mais baixo, e, por exemplo, receber informação por parte do comercializador sobre qual a altura mais interessante para ligar o electrodoméstico A, ou o B. Para aquecer a casa nesta hora ou naquela.”

A fase piloto deste projeto vai ter início em Maio de 2017, na cidade alemã de Dorentrup, onde vinte e cinco casas, um infantário e um centro de inovação, vão receber um protótipo do AnyPLACE. “Vai ser possível estudar a participação das pessoas na gestão de energia e de que forma é que lidando com diferentes tipos de dispositivos quer na casa, quer por exemplo, num infantário, de facto se consegue tornar a gestão de energia como sendo algo natural.”

O AnyPLACE (Adaptable Platform for Active Service Exchange), está integrado num consórcio europeu de energia, no âmbito do programa H2020, liderado pelo INESC TEC.

Este consórcio inclui oito entidades de quatro nacionalidades diferentes. Além do INESC TEC, existem mais sete parceiros neste projeto: a Universidade Técnica de Viena (Áustria), a Universidade de Ciências Aplicadas Ostwestfalen-Lippe (Alemanha), o JRC – Joint Research Centre European Commission (Holanda), a EFACEC Energia – Máquinas e Equipamentos Elétricos SA (Portugal), a Power Plus Comunications AG (Alemanha), a BOSCH Termotecnologia SA (Portugal) e a Kreis Lippe der Landrat (Alemanha).

Saiba mais sobre o investigador em: LinkedInResearchGate | INESC TEC

Scroll to top