saúde pública,
90 seg

Ep. 304 Elisabete Ramos – Obesidade na adolescência pode ter efeitos irreversíveis para a saúde cardiovascular

January 22, 2018

ep304_interiorEste projeto está a acompanhar uma coorte de cerca de três mil jovens da cidade do Porto desde 2003. Nos últimos quinze anos, estes jovens foram já analisados cinco vezes, fornecendo informação sobre a sua saúde, gordura corporal, obesidade, estilo e qualidade de vida.​


Elisabete Ramos, investigadora no Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP) e docente na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP), está a coordenar o projeto EPITeen.

O projeto EPITeen é uma coorte que começou em 2003/04 com os alunos então inscritos em escolas públicas e privadas da cidade do Porto. Esta coorte conta com cerca de três mil jovens que têm vindo a ser acompanhados desde 2003/04 até hoje, com o objetivo compreender qual o efeito dos seus comportamentos na saúde durante a idade adulta.

“Foram já avaliados aos 13, aos 17, aos 21 e aos 24 e está neste momento a decorrer a avaliação dos 27 anos focada essencialmente nas questões da obesidade e na distribuição da gordura corporal. Pessoalmente tenho-me dedicado mais às questões da obesidade e em compreender como esta gordura corporal vai condicionar a saúde dos indivíduos”, explica Elisabete Ramos.

Para a investigadora, este estudo tem permitido compreender que é fundamental fazer uma intervenção muito precoce na tentativa de prevenir a ocorrência de obesidade. “Os dados até agora obtidos indicam que aqueles indivíduos que têm níveis de gordura mais altos no início da vida são aqueles que têm mais risco de depois continuarem a ter níveis altos ou até mesmo de virem a aumentar com o passar dos anos. Essa trajetória vai influenciar a sua saúde sendo que estes indivíduos vão ser aqueles que vão ter o pior perfil cardiovascular”, conclui.

Elisabete Ramos reforça assim a necessidade de prevenir a obesidade infantil e na adolescência, de forma a evitar que estas pessoas possam um dia desenvolver problemas cardiovasculares graves.

Em curso há já quinze anos, o EPITeen tem como objetivo continuar a acompanhar este grupo de jovens durante a sua idade adulta.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | ISPUP

Scroll to top