tecnologia,
90 seg

Ep. 553 Filipe Ribeiro – Projeto MareCom quer levar internet de banda larga às embarcações em alto-mar

February 06, 2019

ep553_interiorEste projeto desenvolveu um sistema de comunicações através de antenas multissectoriais que permite levar internet de banda larga a embarcações em alto-mar até 50 km de distância da costa.​


Filipe Ribeiro, coordenador adjunto do Centro de Telecomunicações e Multimédia (CTM) do INESC TEC, é investigador sénior do projeto MareCom, e participou no desenvolvimento deste sistema.

“O projeto MareCom é um projeto de telecomunicações que visou sobretudo dar internet a embarcações em alto-mar até 50 km. O MareCom divide-se essencialmente em três componentes de solução, uma antena multissectorial, um mecanismo de acesso ao meio e um mecanismo de encaminhamento”, explica.

A antena multissectorial permite ter sempre o melhor ganho de transmissão e recepção de dados, seja qual for a direcção da embarcação. Esta antena consegue, de forma inteligente, detectar o melhor sinal e ligar-se à costa, independentemente da posição do navio e da dinâmica da maré.

“O mar é bastante dinâmico, a própria embarcação tem a sua dinâmica, e, para que nós tenhamos alto ganho e direccionalidade, precisamos de uma antena que seja minimamente inteligente e que esteja sempre a manter o melhor link com a costa, que neste caso, por exemplo, podia ser um farol”, acrescenta.

As restantes componentes do projeto MareCom são um mecanismo de acesso ao meio adaptado a grandes distâncias e um mecanismo de encaminhamento que permite fazer redes entre diferentes embarcações. Estas redes permitem não só comunicar entre embarcações vizinhas, como também são capazes de, através de um sistema de multisalto, transmitir um sinal de embarcação em embarcação até chegar à costa.

O MareCom foi já testado em alto-mar com sucesso, estando neste momento a decorrer conversações com a empresa Wavecom, promotor líder do projeto, para que esta solução possa chegar ao mercado.

“Neste momento estamos em conversação com o promotor líder a Wavecom para a integração desta solução na WaveSys, um dos produtos da Wavecom, e já temos tido também algumas conversações com a Marinha que está bastante interessada, e que é um dos colaboradores do projeto, e com outros institutos em Cabo Verde e na Índia”, revela.

O projeto “MareCom: Redes e serviços marítimos comunitários” foi financiado através do programa COMPETE 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | INESC TEC

Scroll to top