geologia,
90 seg

Ep. 560 Alexandre Tavares – Qual o impacto dos incêndios na qualidade da água e do solo?

February 15, 2019

ep560_interiorEste projeto estudou o impacto dos incêndios na água e no solo na região centro de Portugal.​


Alexandre Tavares, investigador do Centro de Estudos Sociais (CES) da Universidade de Coimbra (UC) e docente no departamento de Ciências da Terra da mesma universidade, está a desenvolver o projeto RiskAquaSoil, um projeto com foco nas medidas de adaptação às alterações climáticas do espaço rural.

“Este foi um desafio que decorreu após os grandes incêndios em Portugal de 2017. Em contínuo fomos monitorizar inicialmente 19 pontos e depois de uma forma sistemática 10 pontos ao longo de várias linhas de água, rios e ribeiros da região Centro tentando averiguar quais as alterações do ponto de vista físico e químico nas águas superficiais”, conta.

Os resultados identificaram uma alteração dos elementos dissolvidos na água, com o aparecimento de potássio, ferro e manganês após o período de precipitação. A presença destes minerais na água sugerem algum nível de penetração de resíduos provenientes dos incêndios nos ribeiros e aquíferos das zonas afetadas.

“Verificámos que há remobilização destes constituintes existentes nos solos e das cinzas da componente vegetal, pela reintrodução nas linhas de água”, explica.

Este projeto também estudou a presença de substâncias com propriedades carcinogénicas ou mutagénicas na água. Esta análise revelou apenas níveis vestigiais destas substâncias, não pondo assim em causa qualquer risco para a saúde pública.

O RiskAquaSoil é um projeto europeu financiado no âmbito do programa INTERREG Atlantic Arc, e suportado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | CES | UC

Scroll to top