geologia,
90 seg

Ep. 573 Machiel Bos – Projeto ATLAS usa drones para estudar fenómenos geológicos em Monchique e na Ilha do Fogo

March 06, 2019

ep573_interiorEste projeto vai usar drones com sensores para medir alterações no campo magnético da Terra. Estes dados vão permitir estudar a morfologia das estruturas geológicas em análise com o objetivo de compreender os fenómenos de microssismicidade em Monchique e de monitorizar o vulcão da Ilha do Fogo em Cabo Verde.​


Machiel Bos, investigador do Instituto Dom Luiz (IDL) no polo da Universidade da Beira Interior (UBI), está a desenvolver o projeto ATLAS com o objetivo de medir variações no campo magnético da Terra para estudar estruturas geológicas por baixo da superfície.

“A primeira área que vamos estudar é Monchique no Algarve. Esta área é interessante no aspeto geológico e os investigadores estão interessados em estudar esta área para saber a estrutura geológica que é a causa da microssismicidade dessa zona”, refere.

O projeto Atlas vai medir as variações espaciais no campo magnético terrestre. Estas variações permitem identificar o tipo de rochas e eventuais estruturas que se encontrem por baixo da superfície.

Além dos fenómenos de microssismicidade em Monchique, os drones do projeto ATLAS vão também voar sobre a Ilha do Fogo em Cabo Verde.

“Esta ilha tem um vulcão ativo e queremos medir as variações no campo magnético terrestre para delinear estruturas de rochas debaixo da superfície. Esta informação pode dizer-nos onde está o sistema de magna e ajudar-nos a prever quando será a próxima erupção”, revela.

Machiel Bos quer complementar os dados recolhidos por estas análises com a informação obtida por outras fontes para avaliar a situação atual do vulcão do Fogo.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | Researchgate

Scroll to top