geologia,
90 seg

Ep. 712 Alexandre Lima – Projeto LIGHTS desenvolve software para a deteção remota de lítio

October 29, 2019

ep712_interiorEste projeto está a desenvolver software para a deteção de lítio com recurso a drones e a imagens de satélite.​


Alexandre Lima, professor da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP) e investigador do Instituto de Ciências da Terra (ICT), participa no projeto LIGHTS, uma iniciativa europeia que tem como objetivo desenvolver tecnologia capaz de auxiliar na deteção de zonas de interesse para a extração de lítio.

Para além de Portugal, o projeto LIGHTS conta com parceiros de França e da Alemanha, e tem o intuito de estudar o lítio através da deteção remota. Este projeto vai desenvolver software capaz de detetar zonas de interesse através da análise de imagens de satélite.

Numa fase posterior, serão usados drones nas zonas identificadas para aprimorar os resultados obtidos através das imagens de satélite. Por fim, serão enviadas equipas de geólogos para o local para validar a concentração de lítio no campo com recurso a equipamentos portáteis.

A deteção do lítio será feita através da análise do espetro dos minerais contidos na rocha exposta à superfície.

“Os minerais que contêm lítio têm uma leitura espetral diferente da dos restantes minerais das rochas onde estes se encontram. Essa diferença de receção espetral é utilizada para detetar se existe lítio ou não nas rochas que estão a ser observadas”, explica.

Segundo Alexandre Lima, os satélites vão começar por avaliar uma área de 100 Km2. Se em 1% desta área forem detetados resultados positivos, serão enviados drones para fazer uma leitura com maior definição desse quilómetro quadrado. Por fim, será selecionada uma área de 100 metros quadrados que será validada no terreno com recurso a equipamentos portáteis, e através da recolha de amostras que serão depois alvo de análise em laboratório.

Alexandre Lima reforça que esta fase de prospeção não tem qualquer impacto ambiental. Se for detetada uma área com uma concentração de lítio cuja exploração seja economicamente viável, será ainda necessário realizar um estudo de impacto ambiental antes de ser autorizada a exploração mineira dessa área.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | FCUP

Scroll to top