desporto,
90 seg

Ep. 596 Bruno Gonçalves – Plataforma SWISH dá o pontapé de saída para a análise de Big Data no futebol

April 08, 2019

ep596_interiorUm jogo de futebol é hoje capaz de gerar mais de seis milhões de dados. Esta informação é inútil se não houver uma ferramenta capaz de os interpretar. É aqui que entra esta plataforma.​


Bruno Gonçalves, investigador do CIDESD – Centro de Investigação em Desporto, Saúde e Desenvolvimento Humano da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), participou no desenvolvimento da SWISH, uma plataforma que pretende ajudar os treinadores e analistas a compreender e a visualizar o comportamento de uma equipa durante o treino e durante um jogo de futebol.

“Esta plataforma quer dar resposta a um problema atual causado por aquilo que nós designamos por data tsunami. Só para termos uma noção, um jogo de futebol é capaz de gerar seis milhões de dados e esta informação torna-se um bocadinho inútil se não existirem ferramentas capazes de processar toda esta informação e de a tornar visual para que as decisões sejam mais rápidas”, refere.

A SWISH aparece assim para dar resposta a esta questão, permitindo às equipas técnicas e aos analistas que no final do treino ou do jogo sejam capazes de perceber melhor aquilo que aconteceu do ponto de vista individual, e do ponto de vista do comportamento coletivo.

Segundo Bruno Gonçalves, esta informação vai permitir retirar alguma subjetividade nas decisões da equipa técnica, permitindo que esta se apresente como um complemento àquilo que os treinadores conseguem visualizar durante um treino, ou durante uma competição.

“Esta plataforma é diferente das que existem no mercado porque além de calcular a distância percorrida, as velocidades e as acelerações, explora a forma como esta informação se relaciona com indicadores mais táticos e individuais como a coordenação da movimentação dos jogadores e indicadores coletivos como a área ocupada da equipa”, salienta.

A SWISH permite analisar como a vertente física e a vertente comportamental se conjugam para que a equipa se comporte como um “superorganismo” extremamente complexo. Ou seja, como estas duas informações conseguem explicar aquilo que é o rendimento desportivo.

Outra vantagem da SWISH em relação a outras plataformas idênticas, é que a SWISH é capaz de analisar dados de diferentes fontes, não exigindo a aquisição de hardware de uma marca em específico.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CIDESD

Scroll to top