agricultura,
90 seg

Ep. 599 Paula Martins Lopes – Estudo desenvolve teste genético para identificar a origem de um vinho

April 11, 2019

ep599_interiorEsta investigação está a desenvolver um teste genético capaz de identificar as castas presentes num vinho e de autentificar a região de origem do mesmo. O objetivo é criar uma etiqueta de certificação genética para combater a contrafação de vinhos portugueses​.


Paula Martins Lopes, docente do Departamento de Genética e Biotecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigadora do BioISI – Instituto de Biossistemas e Ciências Integrativas, quer com este teste minimizar o impacto da venda de produtos falsos na indústria de produção de vinho.

“Os vinhos têm umas características únicas dependendo da região e ao terem as suas características únicas têm dentro delas as variedades que são específicas de cada um dos vinhos. Para proteger essas variedades nós temos que de alguma forma ser capazes de identificar as variedades presentes no vinho”, salienta.

Para identificar estas variedades, a equipa de Paula Martins Lopes está a fazer a extração do DNA fragmentado que existe no vinho, e a aplicar marcadores moleculares que são específicos a cada uma das diferentes variedades de uva.

“Nesta fase ainda estamos a utilizar vinhos que são produzidos por nós, já aplicámos a vinhos comerciais mas ainda estamos numa fase em que só podemos identificar uma casta quando nós sabemos a presença dela. Ainda não conseguimos definir a quantidade de cada uma das castas porque normalmente os vinhos são constituídos por multicasta, os chamados blends, e portanto, nós ainda não conseguimos identificar nem quantificar quanto é que existe em cada uma delas”, revela.

Paula Martins Lopes está assim a trabalhar no sentido de desenvolver metodologias capazes de, no futuro, permitirem a um consumidor identificar a partir de uma garrafa, se esta tem ou não a variedade que está descrita no rótulo.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UTAD

Scroll to top