microbiologia,
90 seg

Ep. 609 Lígia Saraiva – Grupo de investigação estuda estratégias para combater a resistência a antibióticas

April 25, 2019

ep609_interiorEste grupo de investigação está a olhar para o hemo, uma molécula presente na hemoglobina, que pode ser a chave para inibir a ação de bactérias resistentes a antibióticos.​


Lígia Saraiva, investigadora do ITQB NOVA, está a estudar os mecanismos de produção e de captação de hemo em bactérias e como este conhecimento pode ser útil para o desenvolvimento de estratégias alternativas aos antibióticos tradicionais.

“No meu grupo estudamos bactérias patogénicas que causam infeção. Por exemplo, estudamos uma bactéria que está no nosso nariz que é a stafilococcus aureus mas que quando as defesas do nosso sistema imunitário ficam diminuídas ela causa doença”, conta.

Uma das principais áreas de estudo passa por perceber como as bactérias produzem hemo, o hemo é uma molécula que dá a cor vermelha à hemoglobina, e que tem um papel fundamental em todas as funções dos organismos, nomeadamente na respiração.

“O que nós temos vindo a descobrir é que as bactérias têm vários caminhos metabólicos para produzir este hemo e que são diferentes de bactéria para bactéria, além disso, há bactérias que têm tanta necessidade de hemo que até vão captar o hemo à nossa hemoglobina”, conta.

Contudo, falta ainda saber como estas bactérias evitam a acumulação excessiva de hemo, pois em excesso o hemo torna-se tóxico para elas e pode levar à sua morte.

“O que nós descobrimos recentemente é que existe uma proteína que faz a comunicação entre estes dois sistemas, o sistema interno de produção e o sistema de captação, e assim permite controlar a quantidade de hemo que existe internamente evitando o excesso de acumulação desta molécula”, revela.

Este conhecimento vai permitir contribuir para o desenvolvimento de medicamentos antimicrobianos que permitam combater a resistência das bactérias aos antibióticos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | ITQB NOVA

Scroll to top