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Ep. 628 Caroline Dominguez – Projeto CRITHINKEDU está a fazer o diagnóstico do pensamento crítico no ensino superior europeu

May 22, 2019

Este projeto visa a melhoria da competência e habilidades do pensamento crítico dos alunos do ensino superior nos diferentes currículos das universidades europeias.​


Caroline Dominguez, docente da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), está a desenvolver o projeto CRITHINKEDU em consórcio com onze parceiros de nove países com o objetivo de fazer o diagnóstico das necessidades que a sociedade de hoje em dia apresenta em termos de pensamento crítico para as diferentes profissões.

Das ciências exatas, às ciências sociais, das artes, à saúde, este projeto trabalhou em conjunto com várias empresas na realização de grupos focais para determinar que tipo de competências os alunos devem ter para se afirmarem como bons profissionais nas suas diferentes áreas.

Depois, o projeto olhou para os docentes e para a forma como as suas unidades curriculares estavam a ser lecionadas.

“Estivemos a ver o que os docentes fazem nas suas unidades curriculares nessas mesmas disciplinas ou áreas profissionais e detetámos também que apesar de haver uma evolução na forma como a pedagogia é feita nas universidades continua a haver um desafio muito grande de adequar os currículos a esta nova realidade”, revela.

Foi ainda detetado que o ensino continua a ser essencialmente transmissivo o que não permite ao aluno mobilizar o seu conhecimento de uma forma sistemática e explícita.

Para Caroline Dominguez, adotar um método que incentive ao diálogo com o docente ajudaria os alunos a ver as coisas de forma mais crítica e a tomar decisões mais acertadas.

O projeto “CRITHINKEDU – Pensamento Crítico nos Currículos do Ensino Superior Europeu” é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do Programa Erasmus+.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UTAD

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