ambiente,
90 seg

Ep. 647 Vasco Mantas – Projeto europeu usa drones para detetar doença da murchidão do pinheiro

June 18, 2019

ep647_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema capaz de identificar a doença da murchidão do pinheiro através da análise de imagens obtidas por satélite e por drones.​


Vasco Mantas, investigador no Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra (UC), está a desenvolver o projeto FOCUS com o objetivo de detetar pragas florestais usando dados de satélite e de plataformas aéreas tripuladas e não tripuladas.

“Iniciámos o projeto focando-nos na doença da murchidão do pinheiro que é causado por um nemátodo da madeira do pinheiro e que leva à morte da árvore. Esta doença promove a descloração da copa que adquire uma cor acastanhada”, explica.

Esta descloração da copa não é um sintoma exclusivo desta doença, o que faz da sua deteção um bom método para validar esta tecnologia.

Através deste sistema será assim possível detetar outras doenças com sintomas semelhantes de forma a alargar a capacidade de deteção e de gestão destes problemas que afetam o setor florestal.

“Para fazer esta detecção destas árvores doentes nós vamos utilizar dados de satélite, nomeadamente o programa Copernicus da Europa e vamos também utilizar dados de plataformas aéreas tripuladas e não-tripuladas utilizando um conjunto de sensores alargado, de sensores espectrais, óticos, e térmicos que nos dão um conjunto de variáveis alargado para podemos caracterizar as árvores mas também as florestas de uma forma muito mais completa”, refere.

Este projeto é financiado pela Comissão Europeia no âmbito do programa Horizonte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UC

Scroll to top