ambiente,
90 seg

Ep. 1339 Luís Miguel Madeira – Projeto VERPRAZ quer valorizar os resíduos da produção de azeite

June 02, 2022

ep1339_interiorUm dos objetivos deste projeto é gerar hidrogénio verde a partir de resíduos da produção de azeite​.


Luís Miguel Madeira, professor na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e investigador no LEPABE – Laboratório de Engenharia de Processos, Ambiente, Biotecnologia e Energia, coordena o projeto VERPRAZ cujo objetivo é a valorização energética e o tratamento de resíduos da produção de azeite.

Alinhado com as tendências atuais da economia circular, o projeto VERPRAZ perspectiva abordar uma problemática comum à região do Mediterrâneo, e em particular aos países da Península Ibérica, que tem a ver com o tratamento de efluentes gerados no processo de produção de azeite.

Este projeto visa abordar esta problemática de uma forma integrada começando pelo uso de membranas durante o processo de destilação com o objetivo de extrair o máximo de água possível que possa ser utilizada em atividades agroindustriais.

Ao mesmo tempo que a água é retirada, a carga poluente dos efluentes fica mais concentrada. Estes resíduos poderão ser submetidos a um processo de reformação que permitirá obter hidrogénio verde de origem renovável.

Desta forma será possível encontrar uma solução para um resíduo ambiental e, em simultâneo, gerar valor com esta matéria-prima.

Após o processo de reformação, poderão ser usados caroços de azeitona em processos catalíticos para tratar a carga de poluentes que ainda restem no efluente.

“Estamos assim a dar valor a um resíduo sólido da produção de azeite para combater a problemática dos efluentes destas indústrias”, reforça.

O projeto VERPRAZ – Valorização Energética e tratamento de Resíduos da Produção do Azeite é financiado no âmbito do programa Norte 2020.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | FEUP | LEPABE

Scroll to top