energia,
90 seg

Ep. 658 Rui Caldeira – Estudo analisa o potencial de energia renovável no arquipélago da Madeira

July 03, 2019

ep658_interiorEste estudo analisou o potencial marítimo, eólico e solar do arquipélago da Madeira para a produção de energias renováveis.​


Rui Caldeira, diretor do Observatório Oceânico da Madeira (OOM) e investigador do Instituto Dom Luiz (IDL), desenvolveu este estudo com o propósito de criar o atlas energético para a região autónoma da Madeira.

Para desenvolver o atlas energético da Madeira foi calculado o potencial energético que advém da exposição à radiação solar não só nas ilhas que compõem o arquipélago como também no mar.

Como esta região está exposta aos ventos elísios foi também calculado o potencial eólico da Madeira, com algumas áreas a demonstrar resultados interessantes no que toca ao aproveitamento da energia eólica offshore.

“O escoamento atmosférico por exemplo acelera substancialmente nos flancos da ilha, nos extremos este e oeste e essas zonas são zonas onde existe uma plataforma insular que permite a instalação de aerogeradores porque tem profundidades à volta dos 40, 50 metros”, conta.

Contudo, Rui Caldeira reforça a necessidade de avaliar se essa energia é ou não sustentável ao longo do tempo de forma a garantir que seja rentável a sua instalação.

O investigador aponta a plataforma insular a norte de Porto Santo como uma boa área para a instalação de aerogeradores offshore.

“A norte do Porto Santo existe uma extensa plataforma insular, que está completamente exposta aos ventos elísios e que se apresenta como uma zona privilegiada para a instalação destas infraestruturas”, revela.

Esta zona pode ser aproveitada não só do ponto de vista eólico como também do ponto de vista da agitação marítima, ondas e correntes.

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | Researchgate | IDL

Scroll to top