Este projeto está a desenvolver sessões de intervenção com recurso a jogos sérios para melhor preparar enfermeiros em contextos de trabalho complexos.
Ana Paula Macedo, docente e investigadora na Escola Superior de Enfermagem da Universidade do Minho (UM), está a desenvolver esta iniciativa com o objetivo de auxiliar os enfermeiros a desenvolver competências emocionais para lidar com doentes do foro cardíaco.
Com trabalho realizado na área da supervisão clínica em enfermagem, Ana Paula Macedo, coordena este projeto com o intuito de desenvolver as competências emocionais dos enfermeiros, através de ferramentas capazes de os melhor preparar para a complexidade do trabalho em unidades de cuidados coronários.
Para este efeito, estão a ser desenvolvidas várias ações educativas de informação e de formação onde será utilizado um dispositivo que vai interagir com estes enfermeiros.
Este dispositivo vai permitir aos enfermeiros desenvolver as diferentes competências necessárias para a execução de um trabalho complexo em conjunto com os seus formadores e com os seus colegas.
As ações vão ser realizadas com temáticas de acordo com as suas necessidades a partir da ajuda de um dispositivo com recurso a jogos sérios.
“Vão ser criadas quatro sessões, uma sessão exploratória, uma intervenção do próprio jogo e das interações que daí advêm, e depois numa fase final serão criados grupos de foco onde iremos recolher feedback desta interação, e onde será também feita uma avaliação de todo este processo”, revela.
Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | UM