geologia,
90 seg

Ep. 1458 Fátima Viveiros – Projeto VOLRISKMAC II reforça a vigilância da atividade vulcânica nos Açores e nas Canárias

December 28, 2022

Este projeto pretende criar uma rede de partilha de recursos e de conhecimento para melhor preparar os arquipélagos da Macaronésia para futuras crises vulcânicas.  


Fátima Viveiros, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores (UAC) e investigadora no IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos, participa no projeto VOLRISKMAC II, uma iniciativa que pretende melhorar as capacidades de monitorização e de resposta da atividade vulcânica nas ilhas da Macaronésia.

A Macaronésia é uma região no Atlântico Norte composta pelos arquipélagos dos Açores, da Madeira, das Canárias, e por Cabo Verde.

Estes arquipélagos têm em comum o facto de serem ilhas vulcânicas e de estarem isolados do continente Europeu, o que dificulta o acesso a meios perante um eventual cenário de crise vulcânica.

Nesse sentido, o projeto VOLRISKMAC II pretende juntar esforços para que possa ser dada uma resposta conjunta perante um futuro cenário de reativação do sistema vulcânico que culmine numa erupção ou num sismo.

“É uma forma dos investigadores destas ilhas que estão mais longe da Europa continental de se apoiarem quer em termos de recursos humanos, quer inclusivamente em termos de equipamentos disponíveis, para dar resposta num período mais crítico de uma crise vulcânica”, reforça.

O projeto VOLRISMAC II é financiado no âmbito do programa Interreg Macaronésia e está a ser desenvolvido em parceria com o Instituto Vulcanológico das Canárias.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | Google Scholar | IVAR

Scroll to top