música,
90 seg

Ep. 713 Sílvia Gonçalves – Estudo avalia as funções sociais da música no ensino especializado

October 30, 2019

ep713_interiorLevar os alunos para fora do contexto escolar através de concertos e de ações próximas das comunidades locais, demonstrou ser um fator de motivação para estudantes do ensino especializado de música.​


Sílvia Gonçalves, em parceria com Maria Helena Vieira do Instituto de Educação da Universidade do Minho (UM), desenvolveu uma investigação sobre as funções sociais da música no ensino especializado.

“O meu objetivo era perceber se explorando as funções sociais da música no contexto de ensino especializado, mais especificamente nas disciplinas de saxofone e de música de conjunto, seria possível promover um ensino mais completo e que vá mais de encontro aos diferentes perfis de aluno que as escolas de ensino especializado hoje têm”, revela.

Sílvia Gonçalves realizou um inquérito a alunos de ensino especializado de música desde o ensino primário até ao 12.º ano de escolaridade. Neste inquérito foi pedido aos alunos que dessem a sua opinião sobre para que servia a música.

Estas respostas permitiram à investigadora melhor perceber a postura com que os diferentes alunos olhavam para a música dentro e fora do contexto de ensino musical.

Através deste inquérito foram desenvolvidas atividades no contexto das disciplinas saxofone e de música de conjunto.

“No contexto de instrumento os principais objetivos foram levar os alunos a fazer concertos fora do contexto escolar, fora das paredes da escola e perceber se eles se identificam mais com o repertório que fazem quando compreendem, e quando têm este objetivo de transmitir uma emoção ou de comunicar com o público”, conta.

Estas atividades permitiram que os alunos compreendessem melhor as funções sociais da música e serviram de fator motivacional para o desenvolvimento dos seus estudos.

Este estudo foi desenvolvido no âmbito do no âmbito do Mestrado em Ensino da Música do Instituto de Educação da Universidade do Minho.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UM

Scroll to top