biotecnologia,
90 seg

Ep. 720 Elisabete Pinto – Projeto desenvolve estratégias de produção sustentável de leguminosas

November 08, 2019

ep720_interiorCom o crescimento da população mundial é necessário encontrar alternativas sustentáveis para o atual modelo de consumo de proteína animal. Este projeto está a olhar para o potencial das leguminosas no desenvolvimento de novos alimentos saudáveis e de produção sustentável.​


Elisabete Pinto, professora auxiliar convidada e investigadora da Escola de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa (UCP) no Porto, coordena o projeto ‘TRUE: Percursos de Transição Para Sistemas de Produção Sustentáveis Baseados nas Leguminosas na Europa’, com o objetivo de desenvolver estratégias sustentáveis para a produção de leguminosas.

“As leguminosas pelas suas características nutricionais, nomeadamente o seu alto teor de proteína de valor biológico e o seu conteúdo em minerais, fazem destes alimentos excelentes alternativas à proteína de origem animal”, explica.

Este projeto pretende assim desenvolver estratégias para tornar a produção de leguminosas mais sustentável e mais rentável para os produtores.

“As nossas atividades centram-se quer na análise nutricional das várias leguminosas que nos chegam de vários países parceiros e também no desenvolvimento de novos produtos para alimentação. Não só para alimentação humana como também para alimentação animal, onde está prevista, por exemplo, a produção de ração para galinhas e de alimentos para aquacultura”, revela.

Até este momento foram já desenvolvidos dois produtos, um preparado para formulação de panquecas que tem na sua constituição farinha de lentilha, e dónutes que têm por base farinha de fava.

Ambos os produtos já foram premiados em concursos de aceleração de ideias.

Este projeto envolve 24 parceiros – desde instituições de ensino a empresas – de 11 países (Alemanha, Croácia, Quénia, Dinamarca, Eslovénia, Espanha, Grã-Bretanha, Grécia, Hungria, Irlanda e Portuga), que operam na produção e processamento de leguminosas, e na sua distribuição e comercialização.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | UCP | CBQF

Scroll to top