medicina,
90 seg

Ep. 721 Hugo Alves Figueiredo – Investigação estuda a viabilidade de transplantes de ilhéus pancreáticos para o tratamento da diabetes tipo 1

November 11, 2019

ep721_interiorOs ilhéus pancreáticos são estruturas multicelulares que contêm as células responsáveis pela produção de insulina. O transplante destes ilhéus em pacientes com diabetes tipo 1 pode revelar-se como uma estratégia importante para o tratamento desta doença.​


Hugo Alves Figueiredo, investigador no Instituto Tecnológico de Monterrey (ITESM) no México, desenvolveu esta investigação no Instituto de Investigação Biomédica August Pi i Sunyer (IDIBAPS) em Barcelona, com o intuito de desenvolver mecanismos de promoção da vascularização em ilhéus pancreáticos transplantados.

Nos últimos oito anos, Hugo Alves Figueiredo, tem focado o seu trabalho em descobrir novas formas para melhorar a terapia para a diabetes tipo 1.

“A diabetes tipo 1 é uma doença autoimune na qual o nosso corpo destrói as células produtoras de insulina que se encontram no pâncreas. Atualmente a administração de insulina permite controlar a progressão da doença mas não evita a 100% o aparecimento das competições a longo prazo como a retinopatia diabética, os problemas cardiovasculares ou o pé diabético”, explica.

Uma das terapias mais estuda atualmente é o transplante de ilhéus pancreáticos. Os ilhéus pancreáticos são estruturas multicelulares que se encontram naturalmente no pâncreas e que albergam as células produtoras de insulina.

O transplante de ilhéus apresenta, contudo, alguns problemas que têm que ser resolvidos para garantir o sucesso desta terapia. Um desses problemas é a falta de formação de vasos sanguíneos quando estes ilhéus são transplantados.

A equipa de Hugo Alves Figueiredo descobriu que ao eliminar ou inibir uma proteína chamada PTP1B, é possível promover de forma controlada a formação de vasos sanguíneos em enxertos de ilhéus pancreáticos melhorando a sua sobrevivência e a sua função.

Estes resultados foram inicialmente obtidos em modelos animais de ratinho, tendo já sido comprovados em ilhéus pancreáticos de seres humanos em modelos in vitro.

Esta terapia precisa ainda de mais estudos até que seja possível testá-la em ensaios clínicos com seres humanos, contudo, Hugo Alves Figueiredo, espera que este conhecimento sirva de base para o desenvolvimento de uma aplicação clínica futura.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | UTM

Scroll to top