bioquímica,
90 seg

Ep. 725 Paulo Cardoso – Compostos voláteis produzidos por bactérias promovem o crescimento de plantas

November 15, 2019

ep725_interiorEsta investigação está a estudar a influência dos compostos voláteis produzidos por bactérias no crescimento de plantas.​


Paulo Cardoso, investigador do CESAM – Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro (UA), quer compreender se estes compostos voláteis podem ser usados como uma alternativa sustentável para melhorar a produtividade agrícola.

Quando passeamos pelo campo na Primavera sentimos o cheiro das flores. Este cheiro é o resultado de compostos voláteis produzidos por estas plantas. Contudo, não só as plantas produzem estes compostos. Organismos como as bactérias e os fungos também os produzem.

Estes compostos voláteis produzidos por bactérias possuem bioatividade que, no caso das plantas, é capaz de promover o crescimento direto e a tolerância a factores abióticos como a seca.

A equipa de Paulo Cardoso publicou recentemente um estudo que passou por recolher amostras de bactérias presentes em plantas leguminosas selvagens em vários locais de Norte a Sul do país com condições climáticas distintas.

Com base nesta recolha, foi construída uma coleção de bactérias. Estas bactérias foram caracterizadas com o objetivo de avaliar a sua capacidade promover ou não o crescimento de uma planta modelo.

A planta escolhida foi a Arabidopsis thaliana, uma pequena planta com flor usada como espécie modelo para estudos em laboratório.

Os resultados demonstraram que cerca de mais de metade das bactérias recolhidas conseguiam promover o crescimento desta planta.

Tanto os testes realizados em laboratório como em estufa tiveram resultados positivos. Neste momento Paulo Cardoso está a desenvolver trabalho de campo no sentido de avaliar a prestação destes compostos voláteis na promoção do crescimento de plantas no campo.

Saiba mais sobre o investigador em: Researchgate | Google Scholar | CESAM

Scroll to top