bioquímica,
90 seg

Ep. 887 Pedro Simões – Projeto desenvolve métodos de preservação para bactérias lácticas

June 30, 2020

ep887_interiorAs bactérias lácticas possuem propriedades probióticas que podem ser aplicadas na indústria alimentar no desenvolvimento de alimentos funcionais.


Pedro Simões, professor no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), está a coordenar o projeto PREMIUM, uma iniciativa internacional que tem como objetivo desenvolver métodos de preservação de bactérias lácticas.

Algumas estirpes das bactérias lácticas têm propriedades probióticas que podem ser aproveitadas para reforçar a imunidade do sistema gastrointestinal. Para tal é necessário que estas características sejam usadas no reforço de alimentos funcionais.

“Para serem aplicadas do ponto de vista industrial a preservação das bactérias lácticas é uma questão chave, portanto têm que ser desenvolvidos métodos que permitam essa preservação”, explica.

O centro de investigação de Pedro Simões está a desenvolver em laboratório técnicas de encapsulação das bactérias de forma a aumentar a sua capacidade de preservação.

Para além do trabalho realizado em laboratório, este grupo está também a utilizar ferramentas de simulação molecular para estudar os mecanismos de interação de oligossacáridos, açúcares com propriedades prebióticas que podem ser usados em conjunto com estas bactérias.

Com as formulações já desenvolvidas a nível laboratorial, o trabalho que se segue consiste no aumento de escala destes processos de forma a avaliar a sua aplicabilidade a uma escala pré-industrial.

Esta fase vai consistir numa análise de custo e benefício no sentido de avaliar a possibilidade de levar este conhecimento para o mercado.

O projeto “PREMIUM  – Preserving bacteria with oligosaccharides and eco-friendly processes” é financiado pela União Europeia através do programa Horizonte 2020 e junta vários centros de investigação e indústria de cinco países (Argentina, Espanha, França, Portugal e Reino Unido).

Saiba mais sobre o investigador em:  UC

Scroll to top