agricultura,
90 seg

Ep. 743 Cláudia Pascoal – Projeto CLIMALERT desenvolve alertas climáticos para o uso sustentável da água na agricultura

December 11, 2019

ep743_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema de alertas climáticos com o objetivo de promover o uso sustentável da água na agricultura.​


Cláudia Pascoal, investigadora do Centro de Biologia Molecular e Ambiental (CBMA) e do Instituto para a Bio-Sustentabilidade (IB-S) na Universidade do Minho (UM), está a desenvolver o projeto CLIMALERT com o intuito de desenvolver ferramentas de apoio à tomada de decisão para conciliar os interesses do setor agrícola com o setor da água.

“Este projeto vai tentar fazer um casamento entre os interesses do setor agrícola e os do setor da água. Estes são dois setores que não são facilmente conciliáveis porque a água é muito utilizada e explorada pela agricultura mas depois é devolvida ao ambiente de forma contaminada”, conta.

Neste projeto estão a ser desenvolvidas ferramentas para auxiliar estes diferentes setores na gestão do uso de água.

Uma dessas ferramentas é uma aplicação que permite ao utilizador registar e analisar as tendências e a evolução da sua cultura ao longo do tempo. Esta aplicação vai compilar estes dados e usá-los para desenvolver gráficos com o estado da cultura e a sua produtividade, assim como séries temporais de temperatura. O objetivo é desenvolver uma ferramenta útil, intuitiva e fácil de usar, que permita ao agricultor desenvolver estratégias e delinear a sua área de estudo.

Está ainda a ser desenvolvido um software de suporte à decisão para o setor da água. Através da análise do estado actual deste setor serão desenvolvidos cenários a 10, 20 e 30 anos com o objetivo de ajudar os decisores a melhor gerir o uso da água, perante as previsões a longo prazo de cada um destes cenários.

“Estamos a falar de probabilidades mas quem toma a decisão e quem faz investimentos precisa de saber o que conta atualmente e as probabilidades no futuro para colaborar melhor com o ambiente e com a sua área de negócio”, reforça.

Saiba mais sobre a investigadora em: Linkedin | Researchgate | CBMA

Scroll to top