agricultura,
90 seg

Ep. 1263 João Santos – Projeto Clim4Vitis avalia impacto das alterações climáticas na viticultura europeia

February 16, 2022

ep1263_interiorEste projeto está a desenhar modelos climáticos com o objetivo de prever o impacto do aquecimento global na vinha e na videira.


João Santos, professor da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) e investigador no Centro de Investigação e Tecnologias Agroambientais e Biológicas (CITAB), participa no projeto europeu Clim4Vitis, uma iniciativa que tem como objetivo criar modelos capazes de prever e de prevenir o impacto das alterações climáticas na viticultura europeia.

O Clim4Vitis tem como objetivo a criação de uma plataforma de partilha de dados e de informação climática que permita a modelação de culturas agrícolas, nomeadamente de modelos aplicados à vinha e à videira, de forma a promover uma avaliação consequente dos impactos das alterações climáticas na viticultura europeia.

A ideia é que esta informação seja útil para o desenvolvimento de medidas de adaptação, de mitigação, e de redução do risco, das alterações climáticas sobre este setor.

“No futuro o stress hídrico, o stress térmico, e o stress radiativo, vão afetar a qualidade das uvas que vamos produzir, assim como a sua quantidade. Se conseguimos estimar com antecedência de décadas aquilo que nos vai acontecer podemos também testar já medidas de adaptação e ver qual o seu potencial adaptativo. Desta forma podemos avaliar até que ponto é que, por exemplo, a rega gota-a-gota pode ser eficaz ou não para combater esse cenário”, explica.

Com base nestes dados será possível fazer avaliações de custo-benefício e definir um conjunto de medidas possíveis para o setor vitivinícola que respondam às características das diferentes regiões.

Este projeto pretende gerar informação que permita apoiar o desenvolvimento de medidas preventivas para reduzir o impacto das alterações climáticas neste setor.

O Clim4Vitis é um projeto europeu financiado pelo Horizonte 2020 no âmbito do programa Twinning. 

Saiba mais sobre o investigador em: Google Scholar | CITAB

Scroll to top