sociologia,
90 seg

Ep. 766 Ana Delicado – Que perceção têm os europeus sobre temas científicos?

January 13, 2020

ep766_interiorEste projeto está a avaliar a perceção dos europeus sobre temas como as alterações climáticas, as vacinas, as medicinas alternativas e os organismos geneticamente modificados.​


Ana Delicado, investigadora do Grupo de Investigação em Ambiente, Território e Sociedade do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS), participa no projeto CONCISE com o objetivo de identificar a perceção dos europeus sobre estes temas, assim como as fontes que estes usam para se informar sobre tópicos de ciência.

Este projeto está a realizar consultas públicas em Portugal, Espanha, Itália, Eslováquia e Polónia. Cada uma destas sessões conta com a participação de 100 cidadãos que debatem entre si quatro tópicos quentes da actualidade, as alterações climáticas, as vacinas, as medicinas alternativas e os organismos geneticamente modificados.

Neste debate os cidadãos são convidados a revelar como recebem informação científica sobre estes tópicos, em que fontes confiam e que meios usam para as consultar. Os participantes podem também fazer sugestões para melhorar a comunicação de ciência sobre estes temas.

Embora o estudo ainda se encontre numa fase preliminar é já possível perceber que no que toca às alterações climáticas e às vacinas, as pessoas têm preferência por informação com origem em fontes oficiais, sobretudo aquela fornecida por instituições e organismos internacionais.

Contudo, a maioria revelou não ter como hábito procurar ativamente por informação sobre estes temas.

“É interessante no entanto referir que os jornais parece que continuam a revelar mais preferência do que propriamente as redes sociais, e também que as pessoas procuram mais informação sobre as alterações climáticas do que sobre as vacinas”, revela.

O projeto CONCISE foi financiado no âmbito do fundo europeu Horizonte 2020.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | ICS

Scroll to top