ciências do mar,
90 seg

Ep. 795 Luísa Barreira – GreenTreat: Projeto desenvolve sistema de tratamento de águas residuais com recurso a microalgas

February 21, 2020

ep795_interiorEste projeto está a desenvolver um sistema que utiliza microalgas para o tratamento terciário de efluentes urbanos.


Luísa Barreira, professora na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve (UAlg) e investigadora no Grupo de Biotecnologia Marinha do Centro de Ciências do Mar (CCMAR), participa no projeto GreenTreat em parceria com a empresa Bluemater e a Universidade de Coimbra (UC).

As microalgas são seres aquáticos unicelulares fotossintéticos capazes de utilizar os nutrientes presentes na água de esgoto para se multiplicarem.

Para além desses nutrientes as microalgas só precisam de luz, de dióxido de carbono (CO2), e da água para sobreviver. Desta forma, se forem colocadas microalgas num sistema de tratamento de efluentes urbanos em combinação com a luz solar e o CO2 que existe na atmosfera, é possível usá-las para remover estes nutrientes das águas residuais.

As microalgas ao crescerem e se multiplicarem vão reduzir a concentração de nutrientes existente nos efluentes, e ajudar a remediar um problema ambiental, obtendo assim uma água tratada com melhor qualidade.

Neste projeto foi desenvolvida uma estação piloto no Algarve, onde foram instalados bioreatores desenvolvidos pela Bluemater, uma empresa de biotecnologia do Porto.

Esta tecnologia permite que a luz solar penetre em grande quantidade na coluna de água “alimentando” o processo de fotossíntese destas microalgas.

“Estamos agora a ver se o sistema é eficiente no terreno. Os dados que temos até ao momento apontam que o sistema é eficiente a cumprir as metas de lançamento em termos de nutrientes e que produz também uma água isenta de organismos patogénicos”, revela.

Em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), está a ser testada a capacidade destas microalgas em remover fármacos presentes nos efluentes.

A ideia é que a água tratada por este sistema seja de melhor qualidade que a água tratada através de processos convencionais em ETARs, quer a nível da concentração de nutrientes, quer a nível da concentração de fármacos.

Saiba mais sobre a investigadora em: Researchgate | Google Scholar | CCMAR | UAlg

Scroll to top