ciências do mar,
90 seg

Ep. 802 Flávio Martins – Observatório Costeiro Ambiental do Sudoeste monitoriza o estado do oceano ao largo do Algarve

March 03, 2020

ep802_interiorA informação recolhida por este observatório vai permitir desenvolver ferramentas com aplicações nas áreas do turismo e da aquacultura.


Flávio Martins, docente do Instituto Superior de Engenharia da Universidade do Algarve (UAlg) e investigador do Centro de Investigação Marinha e Ambiental (CIMA), participa no projeto OCASO – Observatório Costeiro Ambiental do Sudoeste, um projeto europeu transfronteiriço entre as regiões do Algarve e da Andaluzia.

Este projeto tem como objetivo implementar um observatório costeiro do oceano capaz de integrar essa informação em modelos matemáticos. Estão a ser desenvolvidos cinco modelos matemáticos que vão ser integrados juntamente com estas observações numa interface que vai estar disponibilizada ao público para consulta.

Esta interface vai servir de base para o desenvolvimento de ferramentas de apoio às diferentes actividades marítimas da região. Segundo Flávio Martins, a ideia passa por criar um ecossistema que permita que empresas da área das tecnologias da informação desenvolvem produtos específicos para cada uma das atividades marítimas desenvolvidas nesta região.

A informação recolhida por este observatório poderá ser usada, por exemplo, para o desenvolvimento de uma aplicação que permita prever com detalhe as condições de temperatura da água do mar em cada uma das praias do Algarve.

Outro exemplo seria o desenvolvimento de uma app de apoio à tomada de decisão na área da aquacultura de bivalves.

“A recolha de bivalves é muito sensível à temperatura da água e, com esta app, os operadores poderão saber se dentro de dois ou três dias a água vai aumentar de temperatura ou diminuir de temperatura, e assim programar as suas actividades de acordo com essas previsões”, acrescenta.

O projeto OCASO é financiado no âmbito do programa europeu INTERREG POCTEP e conta, para além da UAlg, com a participação do Instituto Hidrográfico, da Universidade de Cadiz (Espanha), dos Puertos del Estado (Espanha) e do Instituto Español de Oceanografia (Espanha).

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | CIMA

Scroll to top