medicina,
neurociências,
90 seg

Ep. 805 Cláudio Franco – Investigação estuda como se formam os vasos sanguíneos

March 06, 2020

ep805_interiorAlgumas doenças, como o cancro, são capazes de promover a formação de vasos sanguíneos para garantir a chegada de nutrientes e de oxigénio às células tumorais. Compreender como isto ocorre pode dar novas pistas terapêuticas para o tratamento desta doença.


Cláudio Franco, investigador no Grupo de Morfogénese Vascular do Instituto de Medicina Molecular João Lobo Antunes (IMM) e professor associado convidado na Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), está a estudar os processos que levam à formação de vasos sanguíneos, um mecanismo conhecido por angiogénese.

São os vasos sanguíneos que permitem que os nutrientes e o oxigénio cheguem aos diferentes órgãos e tecidos que compõem o nosso corpo. O grupo de Cláudio Franco está focado em compreender os mecanismos que levam à formação destes vasos e à irrigação das diferentes células.

“No Homem é complemente essencial a formação de vasos sanguíneos, sem isso não conseguimos ter um tecido que cresce e que é irrigado e oxigenado correctamente. Contudo, este conhecimento também é muito relevante no contexto de doenças humanas. Nós temos várias doenças, nomeadamente o cancro, que dependem deste aporte de oxigénio e nutrientes que os vasos trazem para elas conseguirem crescer e se desenvolver”, conta.

Cláudio Franco estuda em particular as células que formam os vasos, conhecidas por células endoteliais. São estas células que invadem os tecidos para que estes sejam irrigados pelos vasos sanguíneos.

O grupo de Cláudio Franco está particularmente interessado em estudar a resposta destas células endoteliais ao fluxo sanguíneo. O investigador procura perceber como fluxo sanguíneo consegue organizar os vasos de uma forma funcional para que estes consigam transmitir oxigénio e nutrientes a todos os órgãos.

Este conhecimento pode ser aplicado no desenvolvimento de órgãos artificiais para o teste e análise de fármacos como complemento às experiências realizadas em tecidos celulares.

Saiba mais sobre o investigador em: Linkedin | Researchgate | IMM

Scroll to top